Código: | DN16 | ||||||||||||||||||||||||||
Sigla: | MIDN | ||||||||||||||||||||||||||
Secção/Departamento: | Ciências e Tecnologias | ||||||||||||||||||||||||||
Semestre/Trimestre: | 1º Semestre | ||||||||||||||||||||||||||
Cursos: |
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Nº de semanas letivas: | 15 | ||||||||||||||||||||||||||
Carga horária: |
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Responsável: |
Fernando Jorge Lourenço dos Santos |
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Corpo docente: |
Pedro Hélder Santos Reis |
Português/Inglês
Conhecer os princípios e fundamentos metodológicos para a planificação da atividade física e desportiva.
Bases pedagógicas de intervenção na atividade física e desportiva.
Dominar o processo de concepção, controlo e avaliação de programas e projetos de intervenção.
Dominar o processo de intervenção pedagógica em atividades físicas e desportivas.
Dominar os aspetos técnico-metodológicos e científicos dos desportos de natureza.
Conhecer as estratégias utilizadas no planeamento, organização, condução de desportos de natureza.
Fundamentos teóricos da atividade física e do desporto.
A eficácia e o sucesso pedagógico em desporto.
Estádios do processo de desenvolvimento profissional de um professor e/ou treinador.
Bases metodológicas para a planificação e intervenção no âmbito da atividade física e do desporto.
O processo de avaliação no âmbito da atividade física e do desporto.
A Metodologia de Intervenção em Desportos de Natureza revela-se como um pilar fundamental para a compreensão de formas e métodos de intervenção nesta área específica, pelo que se pretende dotar o aluno de conhecimentos que lhes permita compreender as bases para a intervenção em desportos de natureza.
Exposição de temas pelo docente; discussão orientada de temas em plenário e/ou pequenos grupos; realização de trabalhos práticos ou aplicados; elaboração de trabalhos escritos; apresentação e discussão de trabalhos de grupo.
As competências esperadas situam-se em torno dos seguintes domínios:
- Apropriação e domínio dos conhecimentos relativos aos vários temas tratados;
- Utilização, de forma criteriosa e fundamentada, dos conhecimentos adquiridos em situações de caráter prático/aplicado.
- Capacidade de pesquisa bibliográfica na realização de trabalhos escritos e/ou apresentações orais.
O trabalho desenvolvido na UC será objeto de:
Avaliação contínua:
- Participação - 10%
- Trabalho em grupo - 40%
- Trabalho individual - 40%
- Teste - 10%
Avaliação contínua para alunos com o processo interrompido pelo confinamento (Covid-19)
- Participação - 10%
- Trabalho em grupo - 40%
- Trabalho individual - 20%
- Teste - 30%
Exame final: os estudantes que não obtiverem uma classificação final superior ou igual a 9.5 no regime de avaliação contínua serão remetidos para exame final.
Modelo de Avaliação final
Os alunos que optem por este modelo de avaliação devem inscrever-se nas épocas de exame definidas pela escola.
Espera-se que cada estudante esteja no mínimo em 75% das sessões de aplicação prática e que analise e discuta as tarefas propostas e execute os produtos de avaliação em estreita relação com os docentes da UC, excetuam-se os estudantes com estatuto especial.
Wilmore, J.H., Costill, D. L., Kenney, W. L. (2011). Physiology of Sport and Exercise. (5t eds). Human Kinetics: Champaing.
Armor, K. (2011). Sport Pedagogy – Na introduction for Teaching and Coaching, Pearson Education Limited Editions. Essex.
Carling, C., Reilly, T., Williams, A. (2009). Performance assessment for field sports. London. Routledge.
Martens, r (2009). Sucessfull Coaching. Human Kinetics. IL.
Sarmento, P. (2004). Pedagogy of Sport and Obervation. Edições FMH, Lisboa.
Laboratory of Sports Sciences and several scientific instruments of control and evaluation of the practices.
Harrison G., & Erpelding, M. (2012). Controversial Issues in Adventure Programming. Champaign USA: Human Kinetics.
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